fevereiro 26, 2012

Entrevista com Marcus Rodrigues, autor da HQ "Caçada Até a Última Bala"


Marcus Vinicius Alves Rodrigues, 24 anos, publicitário, é o autor de Caçada Até a Última Bala, HQ que você vai conhecer agora.

Nascido e criado no Rio de Janeiro, como todo bom desenhista, Marcus tem intimidade com papel e lápis desde muito pequeno. Tem inspiração no movimento Punk e leva a sério o ditado “Se quer algo bem feito, faça você mesmo”.

Como surgiu Caçada Até a Última Bala? 
Marcus: Em 2009 surgiu na faculdade a oportunidade de fazer um filme que valia como prova para uma das matérias. Eu sempre fui fascinado por cinema, adoro gravar e fazer meus curtas, sou muito fã especialmente dos “Westerns Spaghetti”. Então com essa deixa topei o projeto e comecei a pensar no roteiro. Queria que o filme tivesse essa pegada Western, mas ao mesmo tempo fazer algo diferente que misturasse de tudo um pouco que eu gosto no cinema (filmes como Madmax, Matrix, BladeRunner e por ai vai), principalmente os clichês do cinema e de suas temáticas, caras como Tarantino e Robert Rodriguez sabem usar isso de uma maneira magnífica. A partir disso, comecei a escrever o argumento do filme, e veio o enredo geral do Caçada Até a Última Bala: o misterioso mundo pós-apocalíptico sem lei, assolado por pistoleiros e mercenários. Então tudo acabou surgindo daí, os personagens e todo o Universo. Mas a trama era bem grande e complexa para poder por no roteiro do curta. Para ficar bacana ia me custar tempo, grana e recursos que eu não tinha, então para o filme eu usei um fragmento da história onde há um ponto que os personagens se encontram. Juntei os amigos e começamos a gravar. Todos ajudaram um pouco com o projeto. Feito e entregue, o filme foi considerado o melhor dos 3 últimos anos do curso. Gostei tanto da história que pra mim o resto dela merecia ser contada, coisas ainda deviam ser explicadas. Então surgiu a iniciativa de produzir uma HQ sobre o Caçada Até a Última Bala e seus personagens. Neste mesmo ano tive um problema de saúde que quase me impediu de desenhar por um tempo, mas minha vontade de fazer a HQ era tanta, que ela até serviu como uma espécie de terapia. A idéia da HQ do Caçada Até a Última Bala é contar a história do começo até a história do filme e o que aconteceu depois. No final da primeira revista, disponível para download no BLOG, eu conto com mais detalhe sobre o surgimento do Caçada Até a Última Bala. No final das contas a revista surgiu da vontade fazer cinema e este mesmo curta está sendo re-editado para se transformar em uma Web Série e todos vão poder conhecer em breve.

Como você organiza a produção da HQ? 
Marcus: Cada revista trata de um personagem específico da trama e a história se entrelaça com a do capítulo seguinte. Não existe necessariamente um personagem principal, mas um grupo deles. Primeiro eu faço um brainstorm sobre o nó e os acontecimentos principais que os levam ao desfeche da revista, depois é só ligar os pontos, geralmente eu tento me por no lugar do personagem e pensar o que “eu faria no lugar dele” o que acaba algumas vezes refletindo algumas características pessoais. Os storyboards e o planejamento geral da revista são produzidos, como costumo brincar e chamar, em um “processo psicográfico”. Eu prefiro, planejar, rascunhar e finalizar página por página. Deixo a história correr ao mesmo tempo que a produzo, como se os personagens tivessem vida e dentro da minha cabeça planejassem seus movimentos, eu só transmito isso pro papel. É uma maneira perigosa de fazer a coisa, porque a revista às vezes sai maior do que eu imaginava. Para desenhar uso material simples. Faço as páginas no papel e finalizo com nanquim, depois digitalizo e edito todo o resto no computador.

Cite mais algumas influências para Caçada Até a Última Bala.
Marcus: Nas minhas histórias, gosto de fazer referência a coisas da cultura pop e do cinema. Além disso gosto muito de desenhistas que tenham uma veia no cartoon e outra no design, não tenho como fugir, cresci desenhando e vendo Cartoon Network (Quando era bom!) desde os clássicos da Hanna Barbera até o começo da nova geração, com Genndy Tartakovsky (Samurai Jack e Laboratório de Dexter). Caras como Bruce Timm e Otis Frampton também são grandes influências pra mim. Mas é lógico que mestres como John Buscema e Frank Miller ainda me tiram do sério.

O que os leitores podem esperar para a sequência da história? 
Marcus: Podem esperar de tudo. A série será de 6 ou 7 revistas, mas existe muita história guardada pra contar sobre o Universo de Caçada Até a Última Bala, tudo pode acontecer no mundo “Sci-fi-Gore-Western” e espero que possa continuar com a ajuda e o apoio de vocês, leitores e Trovão Quadrinhos! Que dicas você deixa para quem quer começar a produzir uma história em quadrinhos? Marcus: Minha dica é “Não pensa muito não, faz.” e desejo sucesso pra nós que estamos começando nessa loucura!


Saiba mais sobre Marcus Rodrigues e seus trabalhos com quadrinhos em seu blog ou através do Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário